No Brasil, a Constituição Federal de 1988 restabeleceu a democracia plena, promovendo igualdade entre todos os cidadãos brasileiros e as liberdades comuns a qualquer estado moderno. 

O que diz o dicionário?

Segundo o Aurélio:

Democracia
[do gr. demokratía.]
Substantivo feminino

1. Governo do povo; soberania popular; democratismo. [Cf. vulgocracia.]

2. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle de autoridade, i. e., dos poderes de decisão e de execução; democratismo. [Cf., nesta acepç. ditadura (1).]

3. País cujo regime é democrático.

4. As classes populares; povo, proletariado.

De forma geral, estamos acostumados a ouvir sobre o sistema e resumimos quase sempre ao poder dado ao povo em relação às decisões políticas, como diz o significado acima. 

Quais são os tipos de democracia?

São três, a diferença está na forma como se organizam e no nível de desenvolvimento de cada uma das democracias possíveis: direta, participativa e representativa.

  • Democracia direta: é a primeira forma de democracia, em que os cidadãos poderiam participar diretamente das iniciativas políticas públicas, sem que houvesse a intermediação de representantes eleitos. Quando você ouve falar em democracia na Grécia antiga, esse é modelo. Aqui é bom notar que existe uma diferença entre cidadão e povo, antigamente não era tudo igual.
  • Democracia participativa: aqui os cidadãos participaram, no debate público constante, das iniciativas políticas públicas mesmo que existam representantes eleitos para os poderes Legislativo e Executivo. Os debate podem acontecer nas assembleias locais, onde os cidadãos participam ou nas assembleias restritas em que os participantes podem ou não ter direito a voto.
  • Democracia representativa: comum entre os países republicanos, onde temos um Estado Democrático de Direito regido por uma Constituição, que é a maior carta de direitos e deveres de todos os cidadãos do país. Esses, por sua vez, escolhem representantes para legislar e governar em seu nome. É o modelo vigente no Brasil e em boa parte do mundo atualmente.  

É importante ressaltar que devido a participação ativa do povo, quando falamos da importância de ferramentas de checagens de notícias como uma forma de evitar a disseminação das fake news e sobre o uso ético da tecnologia, falamos de assegurar que a democracia aconteça de forma plena e justa, reforçando direitos e promovendo igualdade. 

Que tipo de democracia você acha mais justa?

COMENTÁRIOS