Há um tempo, conversei com vocês sobre como a ética e tecnologia andam juntas quando a questão é amplificar a democracia. O Instituto Tecnologia & Equidade é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve pesquisas e projetos com o objetivo de alcançar a equidade através do uso responsável e ético da tecnologia.

Desinformação em eleições 

Um dos projetos mais recentes lançados pelo IT&E foi o Desinformação em Eleições, que é composto por uma pesquisa, um white paper e também um Mapa Sistêmico sobre Sistema de Propaganda Eleitoral na Internet nas Eleições de 2018.

“O objetivo deste projeto é gerar eleições mais justas e equitativas. Que elas possam ter, como propósito central, o ato de oferecer informações aos cidadãos a partir de dados e conteúdos legítimos, reduzindo, ao máximo, a desinformação, o uso malicioso da tecnologia e, principalmente, a manipulação do eleitor.” 

Semana passada, falamos sobre desinformações catalisadas por (alguns) robôs. O mapa sistêmico nos dá uma ideia mais ampla e visual, claro, de como funcionam os processos de checagem, a interferência de bots e o caminho percorrido nesse processo eleitoral com uso da tecnologia. 

Todo o documento desenvolvido pela organização é extremamente completo e com diversos esclarecimentos.

Metodologia dos estudos

Bom, todas as pesquisas e projetos do IT&E foram criados com base na metodologia de conceitos da Teoria de Sistemas. Isso significa que todo o estudo envolve o desenho de mapas sistêmicos, a identificação dos pontos de alavancagem de mudança sistêmica – que são aqueles pontos onde uma mudança pequena e precisa pode gerar outras transformações – e catalisação de mudanças no sistema.

Essa catalisação acontece por meio de divulgação e aprofundamento dos mapas, articulação de atores para implementação dos pontos de alavancagem, capacitação em pensamento sistêmico e consultoria para implementar os pontos estratégicos de mudanças. 

Você pode ter acesso a todo esse conteúdo no site do Instituto. Tenho certeza que vai adorar! 

COMENTÁRIOS