Ciao a tutti! Você sabia que a Lombardia, região no norte da Itália, onde fica a bella Milão, famosa pelas artes e pela moda, realizou a primeira eleição totalmente automatizada, usando urna eletrônica, do país?

Praça da catedral de Milão vista do alto do Duomo. Pessoas transitam. A cidade da Itália realizou um referendo utilizando urna eletrônica.
Foto: Alexandr Hovhannisyan

Pois é! Foi em outubro de 2017, quando a região da Itália realizou um referendo de autonomia usando a urna eletrônica.

Para organizar esse processo, as autoridades confiaram na Smartmatic como fornecedora de tecnologia e serviços eleitorais.

Com cerca de 10 milhões de habitantes, a Lombardia é a região mais populosa da Itália. É também a região mais próspera do país, com o PIB per capita cerca de 35% superior à média europeia.

Para dar conta do recado, foram implantadas 24.700 máquinas de votação touch screen para capturar o voto dos 7.895.484 eleitores autorizados a votar.

A urna eletrônica

Eu conheço bem a equipe da Smartmatic e sei que eles entendem que cada eleição é única. Por isso, a empresa customiza suas soluções para atender às necessidades de cada projeto.

Para o referendo da Lombardia, a Smartmatic ofereceu um sistema eleitoral feito sob medida, utilizando a urna eletrônica A4-210.

A A4-210 é uma máquina de votação projetada para uma votação segura e conveniente em eleições simples, como é o caso de um referendo.

Ela oferece aos eleitores uma experiência intuitiva ao mesmo tempo em que possibilita aos responsáveis pelo processo eleitoral uma experiência que requer treinamento mínimo.

Por ser compacta, portátil e independente, a A4-210 otimiza a logística e agiliza processos.

A experiência foi considerada um sucesso! Bravo!

COMENTÁRIOS